quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

O que se sabe do novo álbum


RIO - O novo disco de Madonna a leva para um ambiente mais urbano e americano que alguns dos anteriores. ''Ray of light'' e ''Music'' marcaram época pela associação com produtores europeus como William Orbit e Mirwais, mas agora ela entra na onda do mainstream, entregando-se nas mãos de produtores como Pharell Williams, Timbaland e Justin Timberlake. Timbaland declarou que o disco era uma espécie de "Holiday", o primeiro hit de Madonna, com um acento r&b. Justin Timberlake afirmou que é um disco "r&b/pop/dance, mas ainda é Madonna". A questão parece ser essa: se ela vai se descaracterizar como tantos artistas produzidos por esses "midas" da indústria.
A revista "Rolling Stone" informou que o disco sai dia 29 de abril, mas seu título não foi revelado ainda. O escritório da cantora desmentiu que seja "Licorice", como vazou na internet. Mas, como também negou antes a data de 29 de abril, até finalmente confirmá-la, pode ser que seja mesmo "Licorice".
O primeiro single será "4 minutes to save the world'', uma canção dançante com sabor de hip hop em dueto com Justin Timberlake. O site "MTV.com" informou que Justin já rodou o clipe com ela em Londres com direito a um bolo por seu aniversário no último dia 31 de janeiro. O clipe, com direção de Jonas & François (Maroon 5, Justice e James Blunt) e a participação de Timbaland, mostra Madonna e Timberlake como super heróis que lutam para salvar o mundo. A música parece ser uma alusão ao relógio do fim do mundo, que fica na Universidade de Chicago e marca quanto falta para sua destruição. Na época da guerra fria chegou a marcar 23h58, faltando dois minutos para a hora fatal. Depois recuou para 23h45 e, atualmente está em 23h55 por conta do aquecimento global.
O produtor Nate Danja Hills apresentou cinco faixas à revista "Rolling Stone" e deu algumas informações sobre a produção. Contou que Madonna jogou o álbum para as pistas de dança, com muitos bpms e um sabor hip hop em quase todas as faixas, que seriam 12 ou 13. Ele contou que ela foi incansável no estúdio, passando horas e horas trabalhando ao lado dele, de Timberlake e de Timbaland. O single "4 minutes" tem uma entrada vibrante de metais e uma batida pesada com uma letra que fala num dos versos que "o caminho para o céu está pavimentado com boas intenções" e "só temos quatro minutos para salvar o mundo".
"Candy store", produzido por Pharrell Williams, abre com um batidão e um convite de Madonna: "venham para a minha loja, tenho doces em quantidade/ Vou ser sua loja de doces favorita". Há metais soul nos vocais, levadas quebradas e sintetizadores hipnóticos, segundo a Rolling Stone. "Miles away" tem uma batida mais suave com uma melodia que lembra "Futuresex/Lovesounds'', de Timberlake. Um violão faz a introdução, entra uma batida suave e efeitos atmosféricos de teclados e Madonna canta: "Você sempre parece ter um grande coração quando estamos separados por seis mil milhas/ Acho que só ficamos bem quando você está a milhas de distância".
"Give it to me" é definida pela "Rolling Stone" como uma agressiva faixa house com um timbre pesado de sintetizadores parecido com o que Danja usou em "Blackout", de Britney Spears. "Quando as luzes se apagam e não há ninguém eu vou sempre em frente". No final Madonna grita "Get stupid", a batida pesa e acelera enquanto ela grita "Dê para mim/ Ninguém vai me deter agora".
Outra bem dançante é "Heartbeat" com uma batida hip hop e loops de sintetizadores com timbres que lembram os anos 80: "Você não vê que quando eu danço me sinto livre/ O que me faz sentir como a único sob as luzes" canta Madonna. O site M-tribe, especializado em Madonna, informa outras músicas. ''Dance tonight'' é apresentada como uma clássica faixa dance que remete ao final dos anos 70 e começo dos 80. O premiado Kanye West rapeia em "Beat goes on" uma colaboração surgida porque ele estava gravando nos estúdios Record Plant na mesma época em que Madonna gravava lá."Even the devil wouldn't recognize you", canção escrita para o musical "Hello suckers!" que não chegou a ser produzido e foi retrabalhada para o álbum.

Nenhum comentário: